Um consultor pode lhe custar ou poupar milhares de euros.
Escolher um consultor é uma das decisões cruciais que tanto lhe pode custar como poupar milhares de euros. Há algumas questões especificas que deve colocar para ter a certeza que tem a melhor representação para as suas necessidades. Alguns consultores podem preferir que não faça estas questões, porque o conhecimento que adquire com as suas respostas vai-lhe dar uma ideia do resultado que pode esperar deste consultor. E vendo bem – no mercado imobiliário, assim como na vida não é tudo criado da mesma forma. Contratar um agente imobiliário é como qualquer processo de contratação – consigo no papel de patrão. É crucial que tome a decisão certa acerca de quem vai tratar, provavelmente, do maior investimento financeiro que alguma vez fez ou fará.
1. O que o torna diferente? Porque devo vender a minha casa consigo?
O mercado imobiliário está muito mais difícil do que há uma década atrás. Que estratégias e programas de marketing únicos tem este consultor planeados para ter a certeza que a sua casa sobressai favoravelmente, comparativamente a outras do mercado? Que coisas oferece este consultor que outros não oferecem e que vai ajudar a vender a sua casa no menor tempo possível, com menos problemas possíveis e pelo maior preço possível?
2. Qual o histórico e reputação da sua empresa no mercado?
Parece que para qualquer lado que olha, os consultores imobiliários fazem propaganda que são o Nº1 disto ou aquilo, ou a dizer o número de casas que já venderam. Se for como a maioria dos proprietários, já se tornou imune à maioria desta informação. Afinal, questione-se “Porque me devo importar com quantas casa um certo consultor vendeu ao contrário de outro. A única coisa que me importa é que vendam a minha, rápido e pelo preço mais alto.” Bem, como quer que a sua casa seja vendida rápido e pelo maior preço, deve questionar o consultor que está a entrevistar quantas casas já vendeu. Tenho a certeza que concorda que o sucesso no ramo imobiliário vem de vender casas. Se um consultor vende bastantes casas numa zona e outro só vende uma mão cheia, pergunte-se porque será? O que estão estes dois consultores a fazer de diferente? Pode ficar surpreendido por saber que maioria dos agentes vendem menos de 10 casas por ano. Este volume de vendas torna difícil investir em marketing na venda da sua casa porque não conseguem ganhar dinheiro suficiente para investir em publicidade e programas necessários para que a sua casa tenha um perfil alto no mercado. Assim como, neste nível, provavelmente também não conseguem contratar um assistente, o que significa que andam a correr de um lado para o outro a tentar fazer todas as etapas do trabalho sozinhos, o que pode afetar a qualidade do serviço.
3. Quais são os seus planos de marketing para a minha casa?
Quanto é que este consultor gasta em publicidade nas casas que angaria comparativamente aos outros consultores que está a entrevistar? De que forma (jornal, redes sociais, websites, plataformas, etc.) é que este consultor a vai publicitar? O que sabe este consultor acerca dos efeitos de utilizar um meio em vez de outro?
4. O que já vendeu a sua empresa na minha área?
Os consultores devem apresentar-lhe uma lista completa de imóveis que venderam e outros comparáveis da sua área.
5. O seu consultor controla a sua publicidade?
Se o seu consultor não controla a sua própria publicidade, então a sua casa vai competir por espaço, não só com as outras casas desse consultor, assim como as casas de todos os outros agentes dessa imobiliária.
6. Em média, quando vende as casas, quando próximo é o preço de fecho ao preço inicialmente pedido?
O desempenho deste consultor é mais alto ou baixo do que a média neste item? O seu desempenho nesta medida vai ajudá-lo a prever o valor mais alto que vai conseguir pela sua casa.
7. Em média, quanto tempo leva a venda dos seus imóveis?
Este consultor tem tendência a vender mais rádio ou lento do que a média? O seu desempenho nesta medida vai ajudar a prever quanto tempo levará a vender a sua casa.
8. Com quantos compradores está a trabalhar de momento?
Obviamente, com quantos mais compradores o seu consultor estiver a trabalhar, maior as hipóteses de vender a sua casa rapidamente. Vai também impactar o preço porque um consultor com bastantes compradores pode preparar um ambiente de leilão onde vários compradores podem fazer uma oferta ao seu imóvel ao mesmo tempo. Peça para descrever o sistema que o consultor usa para atrair compradores.
9. Tem uma lista de referências dos clientes que eu possa contactar?
Peça para ver esta lista, e proceda a verificação de alguns dos nomes.
10. O que acontece se não estiver contente com o trabalho que esta a fazer para vender a minha casa? Posso cancelar o contrato?
Tenha atenção a consultores que o prendem a um longo contrato do qual eles podem sair facilmente (apenas por parar de publicitar a sua casa eficazmente) mas você não pode. Normalmente há penalidades e períodos de proteção da agência que salvaguardam os interesses dos consultores, mas não os seus. O quão confiante está o seu consultor nos serviços que lhe fornece? Pode ele(a) permitir-lhe cancelar o contrato se não estiver satisfeito com os serviços?
Avalie cada resposta do seu consultor a estas 10 questões cuidadosamente e objetivamente. Quem conseguirá fazer o melhor trabalho para si? Estas questões vão ajudar a decidir.