Os seus filhos saíram de casa e precisa de uma casa mais pequena para o futuro? É altura de diminuir os espaços ou mudar-se para uma casa mais indicada para os seus gloriosos anos de reforma?
Como milhares de vendedores, pode descobrir que ao fim de anos de tráfego de crianças a entrar e sair de sua casa, brinquedos pelo chão, música bem alta, de repente pode ouvir uma pinga de água a cair no silêncio do barulho do frigorífico. Os quartos estão cheios de fotografias e memórias deste tempo maravilhoso da sua vida, mas ficou com inúmeros quartos vazios a ganhar pó agora que os seus filhos seguiram em frente. Os anos de liberdade pela frente são entusiasmantes e pode ser a altura para que também siga em frente.
Se se vir nesta situação, está em grande e boa companhia. E o que isto significa é que existem imensas oportunidades fantásticas para criar este novo capítulo da sua vida… se souber como aproveitar ao máximo a liquidez que acumulou na sua casa atual.
Para o ajudar a compreender os problemas que podem aparecer ao dar este passo, e como evitar os erros mais comuns e dispendiosos que maioria dos proprietários na sua condição fazem, preparamos este relatório especial para o ajudar a identificar e planear o próximo passo.
Vender a sua casa é um dos passos mais importantes da sua vida. Este sistema de 9 passos vai fornecer-lhe as ferramentas necessárias para maximizar os seus lucros, manter o controlo, e reduzir o stress que vem com o processo de venda de uma casa:
1. Saiba porque está a vender e mantenha isso para si próprio
As razões da venda afetam tudo desde o preço até à decisão de quanto tempo e dinheiro investir a preparar a sua casa para a venda. O que é mais importante para si: O dinheiro que lucra, o tempo que a casa fica no mercado ou ambos? Diferentes objetivos ditam estratégias diferentes.
Contudo, não revele as suas motivações a mais ninguém, ou podem usar isso contra si na mesa das negociações. Quando lhe questionarem, simplesmente diga que as suas necessidades de casa alteraram.
2. Faça o seu trabalho de casa antes de definir o preço
Determinar um preço de venda não deve ser uma decisão tomada levemente. Uma vez que defina o preço, está a dizer aos compradores o valor máximo absoluto que eles vão pagar pela sua casa, mas um preço demasiado alto ou um preço demasiado baixo são igualmente perigosos. Lembre-se que um comprador normal está a ver 15 a 20 casas ao mesmo tempo que considera a sua. Isto significa que têm uma base de comparação e se a sua casa não se compara favoravelmente com outras no preço definido, não irá ser levado a sério pelos potenciais compradores ou pelos consultores. Como resultado, a sua casa ficará no mercado por bastante tempo. Sabendo isto, os novos compradores irão pensar que há algo de errado com ela.
3. Descubra os preços de venda de outras casas
(De facto, o seu consultor deve fazer isto por si). Descubra por quanto as casas próximas da sua foram vendidas nos últimos 6 a 12 meses, e pesquise por quanto estão à venda outras. Isto é, certamente, a forma como os potenciais compradores vão avaliar o valor da sua casa.
4. Encontre um “bom” consultor que represente as suas necessidades
Aproximadamente ¾ dos proprietários dizem que não usariam o mesmo consultor imobiliário que lhes vendeu a última casa. A insatisfação vem da falta de comunicação que resulta na falta de troca de opiniões, baixas de preço e relações tensas.
5. Conheça o seu comprador
No processo de negociação, o seu objetivo é controlar o ritmo e marcar a duração. Qual é a motivação do seu comprador? Precisa de se mudar rapidamente? Possui o montante necessário para pagar o preço que está a pedir pela sua casa? Saber esta informação dá-lhe uma vantagem na negociação porque sabe o quanto pode esticar para ter o que pretende.
6. Maximize o potencial de venda da sua casa
Por ano as empresas gastam milhões de euros na forma como apresentam os seus produtos e embalagens. As aparências são cruciais e seria idiota ignorar este facto quando está a vender a sua casa.
Pode não lhe ser possível mudar a localização da sua casa ou as áreas, mas há muito que pode fazer para mudar a sua aparência. A aparência e o sentimento que a sua casa cria geram uma resposta emocional maior do que qualquer outro fator. Antes das visitas, limpe como nunca limpou antes. Apanhe, endireite, desentupa, esfregue, tire o pó. Arranje tudo, por mais insignificante que pareça. Apresente a sua casa para ter aquela reação “WOW” dos compradores. Permita que os compradores se imaginem a viver na sua casa. A decisão de comprar uma casa é baseada na emoção e não na lógica. Potenciais compradores querem experimentar a sua casa como se fosse um novo conjunto de roupa. Se os vir a apontar melhorias em todo lado ou se a sua decoração não for agradável aos olhos deles, não se vão sentir suficientemente confortáveis para se imaginarem como proprietários.
7. Certifique-se que o contrato está bem redigido
Se estivermos a falar de um imóvel usado certifique-se de que tem um contrato que o protege. Inclua uma cláusula que refira que se trata de um imóvel usado que poderá padecer de defeitos ainda não detetados. Assim, os compradores não poderão anular o negócio mais tarde por esse motivo.
Certifique-se que todos os termos, custos e responsabilidades estão explícitos no contrato de promessa de compra e venda, e resista à tentação de divergir do contrato. Por exemplo, se o comprador pedir para se mudar antes da escritura, diga que não. O momento não é o certo para correr o risco de algo falhar.
8. Facilite a informação da sua casa aos potenciais compradores
Ficaria surpreendido ao saber que as ferramentas de marketing que a maioria dos consultores utilizam (como a Casa Aberta) w