11 Despesas extra a conhecer antes de comprar uma casa!

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11 Despesas extra antes de comprar casa

Quer esteja à procura da sua primeira casa ou a trocar para uma maior, existem alguns custos - para além do preço de compra - que deve adicionar ao cálculo do seu orçamento. Estes valores extra, como os impostos aplicáveis entre outros custos adicionais, podem surpreendê-lo com um pesadelo financeiro no dia da escritura se não estiver informado e preparado.
Alguns destes custos são pagos de uma só vez, outros representam custos mensais ou anuais com que se vai comprometer. Nem todos os custos são aplicáveis a todas situações, contudo é preferível estar ciente deles de antemão para que possa preparar o seu orçamento adequadamente.
Lembre-se, comprar uma casa é uma etapa muito importante. Quer seja a sua primeira, segunda ou décima casa, existem muitos detalhes importantes a ter em atenção durante o processo. A última coisa que precisa são obrigações financeiras fora de orçamento a surgir horas antes de comprar a sua nova casa. Leia atentamente os seguintes pontos para ter a certeza que calcula o seu orçamento de forma eficaz antes do próximo passo.

1. Taxas bancárias

Se recorrer a financiamento, irá pagar ao seu banco várias taxas, entre elas: avaliação bancária, abertura de dossier, análise e preparação de documentos entre outros. O valor global poderá variar entre os 700€ e os 850€ dependendo dos bancos.

2. Impostos sobre a propriedade

No momento da aquisição é pago o IMT e o Imposto de Selo, nos anos seguintes o IMI. Dependendo do cumprimento de certos critérios há a possibilidade de ficar isento do pagamento de IMT e de IMI (neste caso, apenas durante 3 anos). Se o comprador recorrer a financiamento bancário existe também o Imposto de Selo sobre o montante financiado. Os valores a liquidar dependem sempre do valor da compra.

3. Documentação do imóvel

Quando compra uma casa, a instituição bancária/ notário irá pedir-lhe toda a documentação do imóvel para o momento da escritura. Isto inclui a Certidão Predial Permanente, a Caderneta Predial, a Licença de Utilização, a Ficha Técnica de Habitação e o Certificado Energético. O custo total varia de entidade para entidade, mas poderá ser aproximadamente 400€.

4. Seguro multirriscos da habitação

O seguro multirrisco da habitação cobre o valor de substituição do recheio e estrutura da sua habitação. O seu banco vai requerer prova assim como possui este seguro, para proteger o investimento deles no empréstimo.

5. Custos com instalação de serviços

Qualquer serviço que seja necessário ativar, como telefone, internet, água e eletricidade poderá cobrar uma taxa de instalação.

6. Seguro de vida

O seguro de vida no crédito à habitação é algo obrigatório. Este seguro visa, não só a sua proteção como titular do crédito, mas também da instituição financeira, uma vez que, em caso de morte ou invalidez do titular, cobre o montante em dívida.

7. Custos com mudanças

O custo de um profissional de mudanças poderá variar entre 500€ a 700€, dependendo do tempo e do serviço prestado (montagem e desmontagem ou apenas transporte). Poderá ser 10/ 20% superior em alturas com maior procura.

8. Custos com condomínio

Condomínios têm um custo mensal associado com a manutenção do prédio, inclusive a limpeza e qualquer avaria que surja. O custo varia dependendo do prédio.

9. Qualidade da água e saneamento

Se o imóvel que comprou possui um poço deve considerar inspecionar a qualidade da água por empresas certificadas. Dependendo da zona e da empresa, o preço pode variar ou ser gratuito.

10. Melhorias da localidade

Se a sua cidade fez melhorias na localidade onde vive (como saneamento ou passeios), isto poderá impactar os impostos da propriedade em milhares de euros.

11. Custos com a escritura e registo

Estes custos aplicam-se todas as vezes que um imóvel muda de proprietário e o montante pode variar consoante vários fatores. Regra geral os custos com a escritura são cerca de 500,00€, enquanto com o registo cerca de 250,00€.